Por: Julia Santilli

 

De passagem pelo Brasil, o chef executivo da Barilla, Lorenzo Boni, não foi embora sem deixar para trás uma receita de pasta sofisticada mas fácil de fazer - e contou para nós alguns dos seus segredos de cozinha.

Nascido em Bolonha e apaixonado pela culinária, Lorenzo viajou pela Itália procurando novos sabores que pudessem enriquecer ainda mais o seu gosto pela gastronomia. Bastante comunicativo, como um bom italiano, o chef se dedica às pastas e cria deliciosas combinações com vegetais, frutos do mar e carnes variadas. O  oque final sempre fica por conta das ervas aromáticas. A sua maior preocupação é com a sustentabilidade dos ingredientes que usa, uma linha seguida também pela empresa desde o início.

Esta semana, no charmoso restaurante Capim Santo, em São Paulo, com muita calma e paciência, Lorenzo ensinou a fazer três pratos e, de sobremesa, um creme de mascarpone de dar água na boca, uma receita de infância passada de mãe para filho. Mas o destaque foi a deliciosa gravatinha com cebolas caramelizadas, abóbora assada e linguiça refogada.

Mais lidas:
Chefs brasileiras com gostinho internacional
Hotéis com restaurantes estrelados
Gafes de moda e beleza em viagem

Os ingredientes são bastante simples: 1 caixa de gravatinha, duas porções de 40 ml de azeite de oliva extra virgem, 300g em cubos de abóbora, 150g de cebola, 1,5g de bicarbonato de sódio, 400g de linguiça Italiana cozida em água por 10 minutos, folhas picadas de salsinha, sal e pimenta do reino a gosto.como fazer macarrão

Experimente fazer a receita:

- Coloque uma panela de água quente para ferver;

- Regue a abóbora com azeite, tempere com sal e pimenta e leve ao forno em 180 º C até dourar;

- Em uma frigideira, coloque o azeite restante juntamente com a cebola e o bicarbonato de sódio. Caramelize lentamente em fogo brando. Adicione a abóbora assada. Bata ¼ da mistura em liquidificador ou processador, adicionando um pouquinho de água quente se necessário. Misture com o restante e tempere;

- Enquanto isso, fatie a linguiça, jogue em uma frigideira separada e doure ambos os lados;
- Cozinhe a massa conforme as instruções, escorra e junte a mistura de cebola/abóbora; Adicione também a linguiça e finalize com a salsa antes de servir.

 

Fotos: o chef Lorenzo Boni, do lado esquerdo, e sua equipe (primeira foto, à esquerda); a receita de pasta sendo cozinhada (última foto, à direita).

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <p> <iframe>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Gmap

  • Insert Google Map macro.