Por: Carol Campos (texto e fotos)

Armação de Búzios, ou apenas Búzios, é um município da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Localiza-se aproximadamente a 170 quilômetros do centro da capital do estado, uma distância que é percorrida em cerca de três horas de ônibus ou carro.

A cidade ficou famosa nos anos 60 depois que a atriz francesa Brigitte Bardot se apaixonou pelo encanto do local e elegeu Búzios o seu lugar preferido no mundo. A casa onde ela se hospedava fica na Rua das Pedras e hoje se chama Pousada do Sol. Aconchegante e muito bem localizada no centro da cidade, é possível se hospedar no quarto onde a estrela cinematográfica dormia e ver a exposição permanente sobre ela.

Búzios é um destino que prima pela sua beleza natural e pela rusticidade de seus recantos bucólicos. Por estar localizado numa região entre o clima equatorial e desértico, a natureza está repleta de cactos e árvores flamboyants. Quando brotam suas flores de tons laranja-forte, estas árvores dão um lindo contraste com a cor azul do céu.

Localizada no centro da cidade, a Rua das Pedras é repleta de lojas, boutiques, restaurantes, bares, baladas e galerias. À noite, a rua enche de jovens, casais, famílias e idosos. É o momento onde todas as pessoas que estão em Armação se encontram.

Manual das praias de Búzios: saiba aonde ir

Com oito quilômetros de extensão, a península tem mais de 20 praias com águas cuja variação térmica oscila de gelada a morna, devido à influência dos ventos e das correntes marítimas do Antártico.

Em geral, a costa é bastante animada, por isso, se forem em busca de sossego, é melhor visitar a região entre maio e outubro, quando as multidões de turistas já fizeram as malas e voltaram para casa. Búzios é melhor opção de destino em baixa temporada, exceto se você curte badalação.

As principais praias de Búzios são Geribá, João Fernandes, Manguinhos, Ossos, Azeda e Azedinha, Ferradura e Ferradurinha, Forno e Tartaruga.

praia do forno
Mais lidas:
Fernando de Noronha barato
Os melhores lugares para viajar sozinha pelo Brasil
As melhores praias da Bahia


Praia de Manguinhos: esta é a praia de bons ventos, por isso é o point de windsurf e kitesurf. O Búzios Vela Clube oferece equipamentos para os praticantes, bem como chuveiro, lanchonete, água potável, banquinhos e locais para guardar o material. Há também uma escola para iniciantes, com ótimos instrutores. A praia não é das mais bonitas, pois suas águas possuem muitas algas e é uma das únicas com uma cor levemente amarronzada.

Praia de Geribá: tem o areal mais extenso e com mais jovens por metro quadrado, que disputam por espaço no Fishbone, um barzinho que toca música eletrônica o dia inteiro. Além do Fishbone, há bares e restaurantes por toda a extensão. Esta é a praia certa para baladeiros e quem busca animação. Com boas ondas e correntezas constantes, também é a preferida dos surfistas.

Praia dos Ossos: bucólica, sossegada e charmosa, serve de marina para pequenos barcos.  Existem algumas pousadas, casas antigas e bistrôs que ficam logo em frente ao calçadão. Vale a pena ir com a família ou visitar para admirar o belo visual.

Praias Azeda e Azedinha: o acesso é pela Praia dos Ossos, caminhando por aproximadamente 15 minutos. Pequena, sem ondas e com água cristalina, é ideal para ir com a família.

Praia João Fernandes: com vários quiosques lado a lado, há diversas opções de refeições, drinques e petiscos. O mar é verde cristalino e possui corais próximos da areia, tornando-se o local ideal para a prática de mergulho. Há aluguel de snorkel.

Praia da Ferradurinha: o acesso é pela via leste (olhando o mar, à esquerda) da Praia de Geribá, com uma trilha de 10 minutos. Pequena, tranquila, com águas límpidas e cactos na paisagem, a praia é magnífica. Há aluguel de caíque e stand up paddle no local.

Praia da Ferradura: ideal para quem vai com as crianças, pois o acesso é feito de carro e as águas são mansas como um lago. O areal é extenso e tem o formato de uma ferradura de cavalo.

Praia da Tartaruga: esta praia é o local de desova de três espécies de tartaruga. Seja cuidadosa com estes animais marinhos e respeite seu habitat - assim, quando você se banhar no mar, eles virão agradecer.

Praia do Forno: pequena, com água cristalina e muito gelada. Ideal para mergulhar de snorkel e ir com a família, pois não há ondas. Na margem há apenas um barzinho que serve porções, refeições e bebidas.

Orla Bardot: o final da Rua das Pedras leva à Orla Bardot, nome dado em homenagem à atriz francesa, reconhecível na escultura de bronze que se encontra por lá. Durante o dia ou à noite, o cenário é belíssimo, mas a dica aqui é caminhar pela orla no entardecer para ver o pôr do sol, os barquinhos atracados no mar e sentir a brisa do mar. A mudança de cores que essa hora proporciona torna o momento mais especial.

Confira fotos de Búzios, no Rio de Janeiro:

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <p> <iframe>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Gmap

  • Insert Google Map macro.