Por: Lu Ri Lee

Para você que adora esportes de inverno como o ski, apresentamos algumas das melhores estações do mundo. Para quem quer ir agora e para quem gosta de planejar suas viagens com calma.

Para o inverno latino-americano (junho/julho)

Portillo, Chile
A estação de Portillo está localizada cerca de duas horas da capital Santiago (164 quilômetros). É perfeita para quem já tem alguma prática no ski. Entre as 30 pistas, mesmo apresentando algumas para iniciantes (as pistas El Corralito, El Puma e La Princesa), o brilho de Portillo são as mais inclinadas para quem já tem alguma experiência ou é expert, como por exemplo a pista Garganta. Mas as novatas podem ir descansadas, pois há instrutores que garantem sucesso no aprendizado em dois dias. Há máquinas que fazem gelo artificial quando o clima não ajuda, mas a neve costuma atingir os sete metros de altura.

O Hotel Portillo tem apenas 123 quartos, o que o torna extremamente exclusivo. E isso também significa, que os 14 teleféricos nunca estarão superlotados. Para chegar à pista mais alta, que fica acima dos 3,322 metros de altitude, o hotel disponibiliza helicópteros, se não quiser usar os teleféricos. Há piscinas termais com charmosos decks de madeira e ótima gastronomia. Comandado pelo chef Rafael Figueroa, o restaurante tem comida contemporânea regada a muito vinho de qualidade.

Às que preferem se hospedar em Santiago e passar apenas um dia esquiando, todo o equipamento é alugado no próprio hotel – mas nem sempre há ingressos para um dia, pois há prioridade para passes de longa estada. Outras opções de hospedagem mais em conta na região são os lodges Ocatgon e Inca.

 

Cerro Catedral, Bariloche
Cerro Catedral em Bariloche, Argentina
Entre os dias 19 e 23 de junho acontece em Bariloche o Festival Nacional de Neve. Durante o evento, serão realizados concursos e corridas de inverno, além do desfile de carros alegóricos pelas ruas da cidade. No dia 21 de junho, com a chegada oficial do inverno, a cidade comemora com muitos fogos de artifícios. No dia seguinte, há a eleição da Rainha da Neve, além de shows e festas.

E como neve sem ski não é um inverno completo, pratique o esporte favorito no Cerro Catedral, a estação de ski de Bariloche, a primeira e mais moderna da América Latina. Este ano, Bariloche investiu 65 milhões de pesos para receber seus turistas de inverno, proporcionando importantes remodelações e mais fácil acesso às suas 59 pistas de 1,2 mil quilômetros de cumprimento, entre elas nove de nível fácil para iniciantes e crianças; 25 intermediárias; 15 pistas difíceis e 10 para experts. Além de aulas de ski com instrutores profissionais, Cerro Catedral ainda oferece esquibunda, esqui nórdico, motos de neve e tubing na neve (circuito em que você desce a neve numa boia). Tem cerca de 20 lanchonetes e restaurantes para a comodidade dos esquiadores. Não se preocupe com a comunicação por lá. Cerro Catedral é um dos destinos prediletos dos brasileiros, assim toda a equipe, incluindo os instrutores, entende português e alguns até o falam fluentemente. Há sistema de ônibus que passa a cada 30 minutos em Bariloche levando até a estação, perfazendo os 19 quilômetros de distância. Outras opções é ir de carro alugado, táxi ou contratando um tour com uma agência local.

 

Las Leñas, Argentina
Las Leñas, Argentina
Las Leñas, localizada em Mendonça, acaba de completar 30 anos, e é a única estação de esqui da América Latina que realmente faz parte da Cordilheira dos Andes.

Com 30 pistas para todos os níveis, o pico mais alto da pista mais profissional é de 3400 metros. Mas este ano há várias novidades. A estação acaba de investir mais de 15 milhões de pesos (aproximadamente R$ 6 milhões) em novas infraestruturas como a nova pista bumps, ideal para aperfeiçoar o estilo dos esquiadores, e o parador de montanha Eros, opção de lanches e fast food a preços acessíveis. A nova atração para as famílias é o Parque Aventura, que conta com uma pista de Snow Tubing, onde se desce uma pista de mais de 100 metros em botes infláveis, com direito a muita adrenalina e pura diversão. O cassino também foi remodelado e conta com modernas máquinas de jogo. Todos os dias, há aulas com instrutores que falam português fluentemente. A estação tem três restaurantes servindo pratos nacionais e internacionais. Aproveite para provar o vinho Mendocino, produzido nas vinícolas da região.

Como chegar a Las Leñas: há voos fretados diretos de São Paulo para o aeroporto Malargue, todos os sábados, através do tel.: (+5411) 4819 6060 ou e-mail. São quatro horas de voo. Os aeroportos de Mendoza e San Rafael também têm fácil acesso a Las Leñas.

 

Pucón, Chile
Pucón, Chile
Uma das mais novas estações da América Latina, Pucón oferece algo único: você esquia do ladinho de um vulcão! Mesmo sendo pequena, oferece 20 pistas para todos os níveis, além de cafés, baladas e butiques. De todas as da América Latina, esta é provavelmente aquela com menos infraestrutura. Mas uma das suas maiores atrações é a própria cidade de Pucón, que é um local turístico de relevo em Chile. O lago Villarrica oferece uma vista fantástica para o vulcão Osorno, que está ativo e vive soltando fumaça, o que às vezes atrapalha o fluxo de aviões na região, podendo haver cancelamento de voos.

A gastronomia local é um ponto forte. A cidade foi colônia da Alemanha, por isso tem influencias germânicas na sua culinária: joelho de porco com cerveja é uma tradição por lá. Há termas para relaxar e rafting e trilhas para quem busca ação, por isso, este destino é longe de ser monótono.

Como chegar em Pucón: há o aeroporto local, servido por voos caros e de frequência variável da Lan. Outra opção é desembarcar no aeroporto de Temuco, que fica a 1h30. A viagem de ônibus desde Santiago dura cerca de oito horas.

 

Para o inverno americano e europeu (dezembro a fevereiro):


Courchevel, Alpes Franceses
Courchevel, Alpes Franceses
A maior estação de esqui do mundo é também uma das mais sofisticadas e modernas. Situada  cerca de duas horas de Genebra, na Suíça, tem pistas largas e bem cuidadas para todos os níveis. Mas o diferencial são as outras 45 atividades de inverno que os visitantes podem desfrutar. Para famílias com crianças, o "Famile Plus Montagne" oferece tobogãs, mini-parede de alpinismo e patinação no gelo. Os casais podem curtir vários spas com ofurô, salas de tratamento, piscinas internas e saunas. É possível ver a vista dos Alpes e do Monte Branco, o mais alto da cordilheira, em passeios de balão, helicóptero e avião. Courchevel também apresenta exposições de arte e atividades culturais. Se a vontade é de cair na noite com as amigas, coloque o seu melhor vestido e dance numa das inúmeras festas que a estação oferece.

As opções de acomodação são várias. Há dois palácios 5 estrelas, dezesseis hotéis  5 estrelas, sete 4 estrelas e apartamentos e chalés para agradar todos os gostos e bolsos.

As amantes da boa mesa vão se perder no leque de opções: há mais de 70 restaurantes, sete deles tombados no guia Michelin, totalizando 12 estrelas. As novidades para este inverno incluem três novos restaurantes. O La Cave Des Creux tem cara de bistrô com decoração vintage. Oferece produtos locais como queijos e vinhos e tem vista panorâmica para o Monte Branco. L'Arbé está aberto 24 horas. A L'Epicerie oferece culinária tradicional francesa com uma seleção de vinhos finos. Veja as imagens do webcam em direto de Courchevel.

 

Park City, USA
Park City, Estados Unidos da América
Se você curte esquiar ou quer aprender, mas não quer ficar nas estações de ski o dia inteiro, o Park City nos Estados Unidos pode ser uma boa opção. Situado a apenas 35 minutos do aeroporto internacional de Salt Lake, no estado de Utah, no Park City Mountain os visitantes podem esquiar e também passear na famosa Main Street, uma rua histórica que ainda preserva prédios do século 19. Com um estilo de Velho Oeste, a via oferece restaurantes variados e lojinhas de souvenires. A viagem entre o centrinho e o parque é bastante simples.  Se você se hospedar na cidade, você pode pegar um teleférico diretamente da Main Street. É um longo caminho até o topo da montanha, que chega a ter mais de três mil metros de altitude, então certifique-se que escolheu o teleférico certo para a pista certa – são 16 ao todo. Todos fecham entre as 15h45 e as 16h, por isso volte a tempo de aproveitar a vida noturna da cidade. Uma ótima opção é curtir a balada Ten Pin Nightclub, dançando ao som das músicas do momento.

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <p> <iframe>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Gmap

  • Insert Google Map macro.