Por: Natasha Sá Osório

Os passeios de barco do Douro, em Portugal, podem ser feitos de três formas:

- Passeio curto: chamado de “cruzeiro das 6 pontes”, dura cerca de uma hora. Os barcos partem do cais de Gaia ou do cais da Estiva (na margem portuense) e mostram, como o nome diz, seis pontes que ligam a cidade do Porto a Gaia: a Ponte D. Luis I, a Ponte do Infante, a Ponte de S. João, a Ponte D. Maria Pia, a Ponte do Freixo e a Ponte da Arrábida. Neste passeio, você não verá a região mais charmosa do Douro, onde as leiras nas montanhas evidenciam as videiras. Mas não deixa de ser um passeio agradável, onde você aprenderá curiosidades com um fone de ouvido. Quase todas as companhias cobram 10 €; crianças até 11 anos não pagam ou têm desconto de 50%. Se quiser visitar alguma cave de vinho do Porto em frente ao rio, vale a pena comprar junto aos barcos um bilhete combinado (a partir de 12 €). Ele inclui passeio de barco e visita a uma das caves com prova de dois vinhos. Há barcos partindo entre as 9h30 e as 19h30 (durante o verão europeu) ou das 10h às 16h (durante o inverno).

Mais lidas:

Turismo no Douro, Portugal: tudo o que você precisa saber antes de irCruzeiro no Douro
Pousadas do Douro: casas de turismo rural
5 motivos para amar Portugal

- Passeio médio: dura um dia e o programa é variável. Neste caso, os barcos zarpam de diferentes cais (informe-se sobre o serviço de transfer). Você irá visitar as quintas produtoras onde há uma prova de vinhos (pode até pisar as uvas durante as vindimas, se quiser!), almoçar em restaurante de comida local e conhecer pontos turísticos do Douro. Em alguns programas, o passeio faz um trecho de trem. 

- Passeio longo: dura entre dois e oito dias e, novamente, os locais a visitar variam. O pernoite pode ser no próprio barco ou em hotéis e casas de turismo rural, dependendo do programa. 

Confira a resenha de uma opção que pode ser a medida certa para a sua estada: um passeio de veleiro no Douro com a Douro-à-Vela.

Além desta, veja a lista de outros passeios de barco e cruzeiros no Douro:
Douro Azul
Rent Douro
Feel Douro
B’Sport
Douro Vou
Barca Douro
Via D’ouro

Consulte o Blog dos Cruzeiros para mais informações sobre cruzeiros no Douro. Acompanhe também as novidades na página do Facebook do Blog dos Cruzeiros.

Foto: Passeio de veleiro no Douro, ao pôr do sol (primeira imagem, à esquerda; divulgação Douro-à-Vela). Cruzeiro no Douro (segunda foto, à esquerda; TO-ZÉ).

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <p> <iframe>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Gmap

  • Insert Google Map macro.