Por: Mônica Mantecón

1) Gramado  - Rio Grande do Sul

Porque Páscoa é sinônimo de chocolate (muuuito chocolate!), não existe lugar melhor do que Gramado para celebrar este delicioso feriado! Melhor ainda, a pequena cidade é um charme, possivelmente uma das mais belas do sul do país. Localizada na Serra Gaúcha, tem fortes traços da colonização alemã e encanta com sua arquitetura que lembra a Bavária, as ruas floridas e a hospitalidade de seus habitantes, que são quase 35 mil. Aproveite para encher as sacolas de produtos de malhas e couro. Lembrando que em agosto se celebra aí o principal festival de cinema do país, o Festival de Gramado.

Programação especial de Páscoa: vá aos céus no Chocofest, uma festival realizado na Rua Coberta, que conta com desfiles, shows, exposições de ovos de chocolate gigantes e uma programação completa voltada para crianças. O evento já começou e vai até 31 de março.


Ouro Preto

 

2) Ouro Preto - Minas Gerais

Também é gostoso aproveitar a Páscoa para olhar o passado e absorver a nossa cultura. A cidade histórica do interior de Minas Gerais, localizada na Serra do Espinhaço, tem aproximadamente 70 mil habitantes e foi eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Com ruas íngremes e cheias de histórias para contar, possui mais de 15 igrejas e capelas, todas com obras artísticas renomadas, como as de Aleijadinho, entre outros.

Programação especial de Páscoa: a Semana Santa em Ouro Preto é marcada pela tradicional procissão do enterro, que acontece na noite de sexta-feira. Já no sábado de Páscoa, é montado um tapete de flores e serragem com mais de dois quilômetros de extensão, que liga as igrejas Antônio Dias e Pilar.


 

Goiás Velho

 

3) Goiás Velho - Goiás

Outra joia tombada Patrimônio Histórico e Cultural pela UNESCO em 2001, Goiás Velho, ou só Goiás, nos maravilha com sua beleza selvagem e arquitetura barroca dos monumentos. A pequena cidade tem aproximadamente 30 mil habitantes e preserva um ar de colônia. As maiores comemorações são o carnaval e a semana santa, que atraem inúmeros visitantes.

Programação especial de Páscoa: esta você não pode perder. A Procissão do Fogaréu, que acontece à meia-noite da quarta-feira santa, é uma tradição que dá arrepios! A iluminação da cidade é apagada e 40 homens encapuzados, os farricocos, caminham pelas ruas com tochas, ao som de tambores e canções em latim, numa cerimônia que simboliza a prisão de cristo. Começa na igreja da Boa Morte e termina na igreja de Nossa Senhora do Rosário.


 

Nova Jerusalém

 

4) Nova Jerusalém (Brejo de Madre de Deus) – Pernambuco

Poucos sabem que temos uma réplica de Jerusalém aqui mesmo, em solo nacional, a 200 quilômetros de Recife. É a Nova Jerusalém, construída em 1968 na Fazenda Nova, vila do município do Brejo da Madre de Deus. Idealizada pelo jornalista e diretor de teatro Plínio Pacheco, a cidadela é considerada o maior teatro a céu aberto do mundo. Com 100 mil metros quadrados, o gigante cenário é cercado por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. Possui nove palcos e plateias, e a réplica do grande Templo de Jerusalém.

Programação especial de Páscoa: o teatro “Paixão de Cristo” conta a história de Jesus desde a morte até a ressurreição e estará em cena até o dia 30.  O espetáculo tem efeitos especiais e o cenário é a réplica da cidade onde tudo aconteceu. Este ano, a belíssima Carol Castro e o galã Marcos Pasquim compõem o elenco. O preço vai de R$ 30 a R$ 90.

 

Catedral da Sé, São Paulo

 

5) São Paulo  - São Paulo

A frenética São Paulo é a maior cidade do país e a sexta de todo o planeta, com mais de 11 milhões de habitantes. Ela nunca para, nem mesmo na Páscoa! A terra da garoa é palco de muitos eventos e uma vida noturna agitada. E para poder curtir, entre as centenas de arranha-céus não faltam diversos serviços de hospedagem, restaurantes do mundo inteiro e uma extensa programação de teatros.

        Programação especial de Páscoa: A Catedral da Sé oferecerá  missas solenes até o dia oito de abril. Haverá  missas  tradicionais, com a do Lava Pés, na Quinta-feira Santa, e a Celebração da Paixão, na Sexta-feira Santa. No Mercado Municipal terá o Festival do Bacalhau, Azeite e Azeitona, onde chefs ensinarão aos visitantes receitas feitas com o peixe. O festival ocorrerá entre os dias  26 e 31.


 

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <p> <iframe>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Gmap

  • Insert Google Map macro.