“Império”, a próxima novela das nove da Rede Globo que estreia nesta segunda-feira, dia 21, teve várias cenas gravadas na Suíça. Parte importante da trama se desenrola nas cidades de Genebra e Zurique e o melhor das novelas gravadas no exterior é poder se inspirar para a próxima viagem através da telinha. E porque não começar já a se programar?

Em Genebra, os visitantes podem fazer um passeio em um dos vários charmosos barcos a vapor em estilo Belle Époque no Lago Genebra, o maior da Europa ocidental, apreciando casarões e castelos emoldurados por montanhas. Na terra dos ponteiros precisos, vale a pena conhecer o enorme relógio feito com milhares de flores, no Jardim Inglês.

Uma ótima maneira de viajar entre os locais de gravação é utilizar os trens suíços, confortáveis e pontuais. O Swiss Pass é um bilhete que garante viagem ilimitada por todo o país e pode ser adquirido no site, em português, da Rail Europe. O turista pode visitar quantas e quais cidades preferir. Além disso, é bastante fácil de se locomover na malha ferroviária: tanto em Genebra como em Zurique, por exemplo, há estações de trem nos  aeroportos.

De trem, o itinerário entre Genebra e Zurique dura em torno de 2h40, mas contemplando a bela paisagem pela janela, nem se nota o tempo passar. A elegante Zurique reúne mais de 50 museus, 100 galerias de arte e mais de 2 mil restaurantes para todos os gostos.

Para ir mais além das cidades retratadas na novela, um dos percursos mais famosos do país está entre Zermatt e St. Moritz, que dura pouco mais de sete horas. Das janelonas do trem panorâmico Glacier Express, a vista é de tirar o fôlego: montanhas intocadas, desfiladeiros profundos, vales encantadores, além de 91 túneis e 291 pontes vertiginosas.

O Swiss Pass é válido para todo o sistema de transporte suíço, ou seja, inclui a utilização de navios, ônibus, transporte urbano e trens. Com um único bilhete é possível conhecer todo o país, utilizando todos os meios de transporte, sem ser preciso perder tempo comprando tickets em cada trecho do percurso. Ele também oferece entrada grátis a mais de 450 museus e exposições na Suíça, além de descontos nas passagens para crianças e jovens até 25 anos. Menores até 4 anos viajam gratuitamente.